Mas o tempo passou e no fim de 1986, a GM anunciou a sua retirada, pegando todos com as "calças-na-mão" !!! Foi um corre-corre e "Deus-nos-acuda" danado... E depois de muita discussão, reuniões, propostas (onde se cogitou a "morte" da categoria"), foi feita uma reestruturação total, com novas regras e tudo. Houve uma desvinculação total com a GM, onde o nome "Opala" e qualquer menção ao nome "General Motors", foi omitido e ficando unica e exclusivamente "Stock-Cars". Mesmo porque, "carrão" com "motorzão", alta cilindrada, só tinha o Opala !
A mudança mais radical, sem a menor duvida, foi o visual, com apliques em fibra-de-vidro, dando um aspecto semelhante a um protótipo. Mas (e isso é um ponto de vista meu), na verdade era para descaracterizar a imagem do Opala, já que, mesmo omitindo o seu nome e do fabricante, o visual não deixava duvidas, era o Opala que estava lá ! Os apliques eram muito mais do que qualquer melhora aerodinâmica. Ficou um cheiro de ressentimento no ar.... Daí o apelido de "Batmóvel", esteticamente "horroroso", mas que apesar de tudo corria e baixava os tempos, e salvou a categoria da bancarrota. Essa "magoa" com a GM, foi rompida a partir de 1990, com o retorno desta.
E só para acrescentar. A média de melhores tempos em Interlagos (em corrida), a primeira prova em 1979, e a ultima em 1986 (com o apoio da GM), cá está:
1979 - Afonso Giaffone 3min.32,13s
1986 - Zeca Giaffone 3min 03,46s
Primeira prova em Interlagos em 13-05-1979.
Ultima prova da Stock com "Cara-de-Opala", em Interlagos em 14-12-1986.
Esquema da nova Stock-Cars.
28-06-1987 - Terceira etapa do campeonato e a segunda em Interlagos. O "Batmóvel" se faz presente.....
Paulo Gomes na mesma prova.
Segunda etapa em Goiana em 14-06-1987. Se de dianteira já era difícil reconhecer o Opalão, imagine de "costas" !!!
Fotos: Auto Esporte e Revista Quatro Rodas
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