terça-feira, 14 de junho de 2011

Stock "Batmóvel" Car

    Como eu disse anteriormente, a General Motors deu a base para a concretização da Stock Cars, em 1979. E isso envolvia muitos aspectos, como o suporte técnico, além da promoção propriamente dita, com direito a transmissão pela TV, divulgação pela mídia escrita, "jornalzinho" próprio, um "Show" !!! Um sucesso que lotava autódromos pelo país afora. Em Interlagos, a lotação só perdia para provas de Formula 1. Mas talvez alguns céticos irão dizer que os convites eram retirados gratuitamente nas concessionárias (bancado pela GM)... Sim ( não sei se foi em todas as provas), mas pela motivação de se locomover para alguma e lá retirar os ingressos, já manifestava o interesse pelo evento, faz muita diferença!
    Mas o tempo passou e no fim de 1986, a GM anunciou a sua retirada, pegando todos com as "calças-na-mão" !!! Foi um corre-corre e "Deus-nos-acuda" danado... E depois de muita discussão, reuniões, propostas (onde se cogitou a "morte" da categoria"), foi feita uma reestruturação total, com novas regras e tudo. Houve uma desvinculação total com a GM, onde o nome "Opala" e qualquer menção ao nome "General Motors", foi omitido e ficando unica e exclusivamente "Stock-Cars". Mesmo porque, "carrão" com "motorzão", alta cilindrada, só tinha o Opala !
    A mudança mais radical, sem a menor duvida, foi o visual, com apliques em fibra-de-vidro, dando um aspecto semelhante a um protótipo. Mas (e isso é um ponto de vista meu), na verdade era para descaracterizar a imagem do Opala, já que, mesmo omitindo o seu nome e do fabricante, o visual não deixava duvidas, era o Opala que estava lá ! Os apliques eram muito mais do que qualquer melhora aerodinâmica. Ficou um cheiro de ressentimento no ar.... Daí o apelido de "Batmóvel", esteticamente "horroroso", mas que apesar de tudo corria e baixava os tempos, e salvou a categoria da bancarrota. Essa "magoa" com a GM, foi rompida a partir de 1990, com o retorno desta.
    E só para acrescentar. A média de melhores tempos em Interlagos (em corrida),  a primeira prova em 1979, e a ultima em 1986 (com o apoio da GM), cá está:

1979  -  Afonso Giaffone   3min.32,13s 
1986  -  Zeca Giaffone       3min 03,46s

 Primeira prova em Interlagos em 13-05-1979.


 Ultima prova da Stock com "Cara-de-Opala", em Interlagos em 14-12-1986.


 Esquema da nova Stock-Cars.



 28-06-1987 - Terceira etapa do campeonato e a segunda em Interlagos. O "Batmóvel" se faz presente.....


 Paulo Gomes na mesma prova.


Segunda etapa em Goiana em 14-06-1987. Se de dianteira já era difícil reconhecer o Opalão, imagine de "costas" !!!

                                                                                                                     Fotos: Auto Esporte  e  Revista Quatro Rodas                                                              
                                                                                                                   
                                                                                                                            

0 comentários:

Postar um comentário