domingo, 12 de junho de 2011

Stock-Cars

    Cacilda!!! E lá se vão mais de trinta anos desde a primeira prova de Stock-Cars em Tarumã em 22-04-1979. A verdadeira "Stock-Cars", apesar das limitações do Opalão.
    Basicamente ainda eram automóveis originais, aliviados de acessórios de uso normal ( para-choques, estofamentos, calotas, estepe, etc...) e levemente preparados, mas já bastante velozes !!! Era comum muitos dos participantes chegarem ao autódromo ( pelo menos em Interlagos), dirigindo os próprios bólidos. Com o tempo, foi se acrescentando mais liberdade na preparação. Tomando como base Interlagos (o circuito original ), os melhores tempos em 1979, giravam em torno de um pouco mais de 3:35:00 min. Em 1986 ( ano em que a GM, que apoiava a categoria, e resolveu cair fora ), estava em torno dos 3:03:00 minutos !!! Uma média entre 4 a 5 segundos por ano. Bastante expressivo.
    Para mim, a Stock-Cars de hoje é só nome.


 Primeira prova em Tarumã: Vitória de Afonso Giaffone.


 Jacarepagua no Rio de Janeiro. Zeca Giaffone a toda e vitória dele em 27-05-1979
(4ª Etapa)

 Autódromo de Goiana: Vitória do ídolo local: Alencar Jr. em 10-06-1979.
(5ª Etapa)

 Autódromo de Brasília (a época não se chamava "Nelson Piquet"). Largada e vitória de Afonso Giaffone (nº 26) em 17-06-1979. (6ª Etapa)


 Interlagos e a famosa "Curva da Ferradura". Primeira prova oficial da categoria movida à alcool.
Vitória de Paulo Gomes em 30-09-1979. (8ª Etapa)

 Nem tudo eram flores... Prova tumultuada em Tarumã, com muita chuva e acidentes.
Vitória de Raul Boesel em 14-10-1979. (9ª Etapa)

14ª e ultima etapa em Interlagos. Realizada numa sexta-feira logo após os treinos da Formula 1.
Vitória e primeiro titulo para Paulo Gomes em 25-01-1980. Acima, Raul Boesel a frente de Paulo Gomes. Muita chuva....

                                                                                                                      Fotos: Jornal da Tarde  e Revista Placar          


















0 comentários:

Postar um comentário