domingo, 3 de abril de 2011

Equipes de Fábrica-2







Chico Lameirão-Roberto Dal Pont-Eduardo Scuracchio-Jorge Lettry-Anísio Campos-Mário César de Camargo Filho


Como já disse anteriormente, cada fabrica tinha seu departamento de competição e seus pilotos contratados, todos recebiam pra correr. A Vemag e a Willys, certamente eram as que mais se pegavam e, segundo diz a história, chegava a níveis pessoais, mas não vou me meter neste departamento. E como todo "time", tinha o seu técnico, e no caso da Vemag este era Jorge Lettry. Compensava o baixo orçamento da Vemag, com sua disciplina e os seus profundos conhecimentos de mecânica (chegava a tirar mais de 100 cavalos de um motorzinho de 1000 cilindradas). Entre os seus contratados são estes que estão aí na foto no pátio da Vemag: Francisco Lameirão, Robert Dal Pont, Eduardo Scuracchio, Jorge Lettry, Anísio Campos e Mário César de Camargo Filho (Marinho), este considerado até hoje, o maior especialista em pilotar DKWs, pelo menos aqui no Brasil.
Este departamento foi extinto no primeiro trimestre de 1966, período este que a Vemag já estava em negociações com a Volkswagen para futura aquisição.
Vale ressaltar duas coisas: a Vemag foi a primeira fabrica aqui no Brasil a montar este tipo de esquema. Outra: o maior interesse na epoca em se montar estes departamentos é que ao contrário de hoje, não se tinha laboratórios sofisticados, pistas próprias ( como da GM em Indaiatuba ) aonde se pudesse testar os veículos em todas as variantes possíveis. E nas pistas, qualquer problema aparece na hora, dando um feedback instantaneo, o que aliás, até nos dias de hoje continua valendo.

Link recomendado:   http://www.obvio.ind.br/A%20equipe%20Vemag%20e%20seus%20ases%20do%20volante%20-%201965.htm

0 comentários:

Postar um comentário