segunda-feira, 4 de abril de 2011

Modelos Populares-Caiçara e Pracinha


DKW Caiçara
                                                          
Houve uma necessidade do governo brasileiro em aumentar a venda de automóveis no inicio dos anos sessenta. Para isso criou-se um plano de financiamento através da Caixa Economica Federal. Mas não bastava só isto. Os carros precisavam ser mais baratos, ou seja, depena-los de tudo aquilo que, pelo menos na epoca, era considerado  "superfluo", ou seja: tapetes, forrações internas, tampas de porta-luvas, cromados (que eram quase itens obrigatórios), lanternas, cores, etc, etc....Rádio então nem pensar!
Eram muito desconfortaveis e consequentemente as vendas foram um fiasco, pois quem tinha, em sua maioria  acabava os equipando com o que faltava, ou que achava que era essencial ( daí começou a prosperar o mercado de acessórios, pois até as concessionárias ofereciam "pacotes" de produtos), resultado: o barato saiu caro... E quem já sabia da reputação não queria nem saber.
Este modelo aí de cima, é a perua "Caiçara" da Vemag ( mais tarde houve uma outra variação com a mesma proposta, batizada de "Pracinha"). Entre os itens faltantes mencionados acima, não tinha aeração interna pois as janelas traseiras simplesmente eram um tampo de vidro,não abriam, uma estufa terrível no calor. A pintura não tinha base, era tudo pintado direto na chapa e por aí vai.
Tudo isto para baratear a peruinha, o que, de acordo com a tabela da epoca, chegava a ficar em torno de 50% mais barato que o original.

0 comentários:

Postar um comentário