quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rareando-5

Ford Maverick


Este ainda dá pra se ver circulando.
Partindo de um projeto norte-americano, o Maverick teve um lançamento aqui no Brasil cheio de tropeços e histórias confusas.
Em meados de 1968, a Ford brasileira lançara o Corcel, um projeto da extinta Willys batizado de "Projeto M", que a Ford tinha recentemente absorvido. Mas alguns meses depois a GM lançou o Opala, nas versões de quatro e seis cilindros, basicamente um Opel Rekord alemão adaptado às necessidades brasileiras. Foi um sucesso, chegando inclusive a "roubar" parcela da clientela do Corcel apesar de teoricamente serem pra publicos distintos.
O Corcel iria disputar na faixa do Fusca e ocupar a que pertencia o DKW Belcar e o Gordini. Mas o Opala estaria uma faixa acima, dos médios, e o mais próximo seria o Aero-Willys e o Itamaraty (produzidos agora pela Ford) mas tecnicamente já eram considerados obsoletos. Isso possivelmente teria deixado a Ford perdida e daí que a história da escolha de um modelo se torna confusa. Até optarem pelo Maverick e decidirem que critérios seriam utilizados para produzi-lo e coloca-lo à venda, levou mais de quatro anos.
Lançado no primeiro semestre de 1973 com muita divulgação e o famoso jargão da epoca "Fuja da Rotina", foi lançado em duas versões : Maverick Super e GT. O GT sem comentários, é considerado aqui no Brasil, entre um dos maiores classicos já fabricados, com o seu fantastico motor V8. Mas um dos fatores,(talvez o principal) que tenha abalado o projeto Maverick foi a escolha do motor 6 cilindros que era do Itamaraty (basicamente o mesmo que se utilizava no Aero-Willys, Jeep, Rural), se mostrou extremamente problemático, entre outros: alto consumo, baixo desempenho, super aquecimento.... neste item, a Ford precisou fazer um tipo de "quebra-galho", colocando uma mangueira extra pra refrigerar melhor os ultimos cilindros do motor. E isso sem contar que logo apareceu aquela famosa "crise do petróleo", onde os carrões começaram a ser crucificados.
A Ford conseguiu dar uma estabilizada na imagem e nas vendas do Maverick a partir de 1975, quando sua fabrica de motores de Taubaté foi inaugurada e já estava produzindo para exportação, o conhecido motor "OHC" de quatro cilindros, que passou a equipa-lo.
Mas mesmo assim ele não era paréo para o Opala, não respondendo significativamente nas vendas, o que fez a Ford suspender a sua produção em 1979, com um pouco mais de 100.000 veículos produzidos. O Opala já tinha passado da marca dos 500.000 em 1978.

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