segunda-feira, 30 de maio de 2011

6 Rodas

Ferrari 312 T6

 Tyrrell P 34

 March 2-4-0

 Williams


    Pat Clancy Special



    Carro de corrida com 6 rodas não era necessariamente novidade nos anos 70, com o lançamento do Tyrrell P 34. Nos Estados Unidos se tentou algo assim em Indianápolis no final dos anos 40, mas só ficou na experiência. "Pat Clancy Special" era o nome dele, quatro rodas posteriores. A Tyrrell inovou em fazer isto com as da frente, e que se diga de passagem com bons resultados, incluindo uma vitória no GP da Suécia de 1976 ( ano da estréia ), apesar da complexidade do sistema de direção. Tente imaginar o que deve ser alinhar 4 rodas! E fora a medida especial dos pneus de 10 polegadas, exclusivamente para a Tyrrell. Talvez aí a coisa tenha começado a dificultar, já que não era interessante para a Goodyear desenvolver um modelo e composição especial para uma só equipe. O projeto foi aposentado em fins de 1977.
    Houve outras tentativas, e uma delas foi considerada um "golpe" publicitário. Era o que se dizia na época. Foi a extinta equipe March, com o modelo "2-4-0". Ficou só nos ensaios. A Ferrari tentou algo assim, mas juntando as rodas, parecendo eixo de caminhão. E mais tardar, no inicio dos anos oitenta, a Williams começou a desenvolver um projeto com quatro rodas traseiras. Mas logo depois os regulamentos foram alterados e a vida dos "seis  rodas" foi aposentado !

0 comentários:

Postar um comentário