quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mutretas

 Antes: Lá em cima, bem devagar...

Depois: Lá embaixo, a toda velocidade !!!

    Na segunda metade dos anos setenta, Colin Chapman, dono e projetista da Lotus, introduziu um conceito chamado "Wing-Car" (carro-asa). Foi algo, tecnicamente falando, extraordinario! O aumento de velocidade em curvas, principalmente as de alta, era algo absurdo. Os automóveis eram "sugados" pra baixo. Era como se estivessem correndo em trilhos invisíveis. Praticamente não derrapavam. Mas tinha o seu preço. Por causa da configuração, o piloto foi colocado bem a frente, com os pés passando por cima do eixo dianteiro, ou seja, ficava exposto. Qualquer pancada na dianteira era motivo de preocupação, já que a proteção era quase nula. Muitos se machucaram assim. E ainda, devido ao sistema, a suspensão praticamente não se movimentava e nem absorvia nada. Naquela época as pistas não eram como os "tapetões" de hoje. Tudo era absorvido pelo corpo do piloto, e a espinha era a "eleita".
    Um dos maiores segredos, era deixar o carro bem próximo do chão, fechado lateralmente com umas espécies de "cortinas" por onde era canalizado o ar. Sendo assim, no começo dos anos 80, resolveram alterar o regulamento e a altura teve que ser aumentada, e isto era conferido pelos fiscais antes de entrar na pista. Mas como se tem um "jeitinho" pra tudo, a Ferrari aqui, como outras equipes, desenvolveram um sistema para que o carro se rebaixe quando corre. Se parar ou andar muito devagar ele ficava "lá em cima". Não durou muito tempo este truque. Tudo isto pra demonstrar que este pessoal vive ( como até hoje ), lendo nas entre-linhas do regulamento !!!

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